Introdução ao Design

E sua relevância em nossas vidas.
Todos talvez saibam o quanto a beleza e estética agregam valor a algo ou alguém, porém você já se perguntou o real motivo pelo qual um bom design atrai tanta atenção e sua real importância em um mundo onde cada vez menos pessoas abdicam de tempo para admirar algo bonito e bem desenhado?

 

Bem, talvez seja exatamente a correria e a falta de sensibilidade da sociedade atual que gera ainda mais necessidade de algo que venha a ser criado exatamente para quebrar esse cotidiano cinza, despertando de alguma forma a atenção das pessoas em meio a suas rotinas cansativas. Um outdoor criativo, um carro com linhas bem desenhadas, uma composição de vitrine bem elaborada, ou até mesmo um e-mail ou banner impactante que o leva a um website bem construído e intuitivo, algo que se destaque, que tenha o poder de interromper a rotina mecânica de uma pessoa e trazer alguma reação àqueles que pareciam estar no modo piloto automático.

 

Ao se deparar com algo visualmente atrativo, emoções são ativadas, despertando a atenção daquele indivíduo, nem que por alguns segundos, e automaticamente criando em sua mente um registro, uma memória, que em algum momento do futuro poderá ser resgatado e trará de volta a mesma sensação vivida naquele instante passado. Com isso sabemos que um bom design pode ser capaz de despertar a atenção, quebrar uma rotina abrindo espaço para novos pensamentos, auxiliar na memorização de algo e trazer novas emoções para uma pessoa, ou seja, tudo aquilo que o marketing usa e abusa para impactar seu público e persuadí-lo a consumir serviços e produtos. Mas e fora da área comercial? O quanto isso pode ser relevante em outros aspectos?

 

Bem, é notável por exemplo que uma casa bem decorada, limpa e organizada criará conforto e bem-estar na vida de uma pessoa, que logo irá refletir em sua saúde mental e qualidade de vida, atingindo enfim sua vida pessoal e profissional. Sabemos também que um livro didático ilustrado e bem diagramado auxiliará e muito no aprendizado de uma criança, preenchendo o seu estudo teórico e cansativo com memórias coloridas e de fácil associação. Talvez vale citar também um belo ambiente de trabalho, que concede aos funcionários uma atmosfera de criatividade e positividade, levando-os automaticamente a serem mais produtivos e consequentemente ao sucesso da Empresa. Até mesmo as sinalizações e placas foram desenhadas para ser de rápida assimilação e memorização, auxiliando assim na percepção e tomada de decisão dos motoristas em meio ao trânsito.

 

Por fim podemos concluir que sim, o design faz parte do nosso dia-a-dia e é relevante para praticamente tudo em nossas vidas. E você, precisa de soluções criativas para agregar valor ao seu negócio? A FirstCube presta consultoria e serviços de criação e design. Quer saber mais? Informe-se clicando aqui.